sábado, 2 de junho de 2012

Entre as duas disciplinas, há um tema


Michelangelo Buonarroti
Biografia de Michelangelo, grande representante das artes plásticas do Renascimento Italiano, obras de Michelangelo, Renascimento Cultural, afrescos da Capela Sistina, Davi, Pietá, mecenas e mecenato, esculturas, afrescos, pinturas e quadros.
Réplica da obra Davi: um dos principais trabalhos do artista   
Introdução 
Miguel Ângelo di Lodovico Buonarroti Simoni, nasceu na cidade de Capresse, Itália, no dia 6 de março de 1475. Porém, o artista passou parte de sua infância e adolescência na cidade de Florença.
Biografia e obras
Como grande parte dos pintores e escultores da época, Michelangelo começou a carreira artista sendo aprendiz de um grande mestre das artes. Seu mestre, que lhe ensinou as técnicas artísticas, foi Domenico Girlandaio. Após observar o talento do jovem aprendiz, Girlandaio encaminhou-o para a cidade de Florença, para aprender com Lorenzo de Médici. Na Escola de Lorenzo de Medici, Michelangelo permaneceu por 2 anos (1490 a 1492). Em Florença, recebeu influências artísticas de vários pintores, escultores e intelectuais da época, já que a cidade era um grande centro de produção cultural.
Foi morar em 1492 na cidade italiana de Bolonha, logo após a morte de Lorenzo. Ficou nesta cidade por 4 anos, já que em 1496 recebeu um convite do cardeal San Giorgio para morar em Roma. San Giorgio tinha ficado admirado com a escultura em mármore Cupido, que havia comprado do artista. Nesta época, criou duas importantes obras, com grande influência da cultura greco-romana: Pietá e Baco. Ao retornar para a cidade de Florença, em 1501, cria duas outras obras importantes: Davi (veja imagem acima) e a pintura a Sagrada Família.
No ano de 1503, o artista recebeu um novo convite vindo de Roma, de Júlio II. Foi convocado para fazer o túmulo papal, obra que nunca terminou, pois constantemente era interrompido por outros chamados e tarefas. Entre os anos de 1508 e 1512 pintou o teto da Capela Sistina no Vaticano, sendo por isso comissionado por Leão X (veja abaixo a definição de mecenas). Neste período também trabalhou na reconstrução do interior da Igreja de São Lourenço em Florença.
Entre os anos de 1534 e 1541, trabalhou na pintura O Último Julgamento, na janela do altar da capela Sistina. Em 1547 foi indicado como o arquitetooficial da Basílica de São Pedro no Vaticano.
Morreu em 18 de fevereiro de 1564, aos 89 anos de idade na cidade de Roma. Até os dias de hoje é considerados um dos mais talentosos artistas plásticos de todos os tempos, junto com outros de sua época como, por exemplo, Leonardo da Vinci, Rafael Sanzio, Donatello e Giotto di Bondone.
* Mecenas = pessoas ricas e poderosas da época que investiam nas artes como forma de conseguir reconhecimento e status perante a sociedade. Geralmente eram príncipes, burgueses, bispos, condes e duques. Foram importantes para o desenvolvimento das artes plásticas e da literatura na época do Renascimento Cultural, pois injetaram capital nesta área. A burguesia, classe social em ascensão e que lucrava muito com seu trabalho voltado para o comércio, viu no mecenato uma forma de alcançar o status da nobreza.
Relação das principais obras de Michelangelo:
- Afrescos do teto da Capela Sistina
- A criação de Adão
- Julgamento Fina
l- Martírio de São Pedro
- Conversão de São Paulo
- Cúpula da Basílica de São Pedro
- Esculturas: Davi, Leda, Moisés e Pietá
- Retratos da família Médici
- Livro de poesias: Coletânea de Rimas
- A Madona dos degraus (relevo)

Frases de Michelangelo:
- "O amor é a asa rápida que Deus deu à nossa alma para que ela voe até o céu."-
"Bem vindo é o sono, mais bem vindo o sono de pedra
Enquanto crime e vergonha continuam na Terra; Minha sorte feliz, não ouvir ou ver; Não me acordem - por piedade, sussurrem baixo."


Fazendo algumas pesquisas sobre textos relacionados com as duas disciplinas Arte e História que com certeza elas estão ligadas, é importante ressaltar que as duas disciplinas são áreas de conhecimentos de bastante abrangência.
Para discorrer sobre a minha escolha para abordar o tema a ser trabalhado foi às bibliografias de alguns artistas, que a admiro e gosto como Vincent Van Gogh, Tarsila do Amaral, Michelangelo di Ludovico Buonarroti Simoni, entre outros artistas que são e foram de suma importância para a nossa História e principalmente para desenvolvimento da História da Arte.
Com esses grandes geniais artistas que foram através deles que o mundo arte é tão rico em obras de artes.
Mas vale dizer que admiro todos esses artistas, mas sou fascina pelo pintor e escultor, arquiteto e poeta italiano Michelangelo de lodovico, foi um dos fundadores da Alta Renascença e mais tarde um dos expoentes do Maneirismo.
É necessário citar que o artista começou sua carreira bastante jovem, nasceu na cidade de Roma em 16 de março 1475, portanto em seus trabalhos artísticos tiveram várias influencias e técnicas de grandes mestres como Domenico Girlandaio, Lorenzo de Médici, Leonardo Vinci entre outros de sua época.
Gostaria de ressaltar que Michelangelo foi um artista fabuloso e era bastante inquieto, pois era bastante perfeccionista em produzir suas obras de artes, na minha concepção ele era mesmo genial em suas obras. 
Para tanta a sua pintura no teto da Capela Sistina é mesmo uma bela obra de arte perfeita, foi uma obra que ele foi privilegiado pelo seu prestígio de ser considerado um gênio em suas obras de artes.
É importante dizer que o artista Michelangelo foi considerado um dos maiores criadores da história da arte do ocidente e um dos mais talentosos artistas plásticos de todos os tempos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário