terça-feira, 3 de julho de 2012


Sobre a visão de ensino e aprendizagem de professores-artistas
Depois de fazer algumas pesquisas sobre a escola Baubaus foi uma experiência pedagógica no domínio das artes, do artesanato, do design e da arquitetura que ultrapassou as dimensões físicas como escola, e transformou-se num movimento cultural e artístico internacional. É necessário dizer que as contribuições mais significativas para os seus predecessores foram sem dúvida, as concepções pedagógicas lá desenvolvidas, particularmente a práticas da pedagogia da ação. Seus professores inovaram no que se refere aos métodos ativos de ensino por eles adotados. A sua pedagogia era desenvolvida com base da ação deu um novo sentido ao comportamento ativo do educando. Ela considera que o processo educativo concentra-se numa ação específica, numa atividade que não exige do educando algo de fora, mas sim, de uma ação espontânea que vem de dentro para fora.
E para os professores-artistas não tinha restrições entre as classes sociais, para eles todos eram iguais perante sua pedagogia tinha como objetivo de promover a necessidade de cada aprendiz integrando todos os gêneros artísticos e todos os tipos de artesanato perante arquitetura.
Para o professores-artista o trabalho manual era considerado o meio mais apropriado para a formação integral do homem; eram adotadas técnicas de ensino que visavam desenvolver a sensibilidade do indivíduo; havia uma valorização da educação pelo trabalho; adotavam métodos ativos de ensino; e a educação era concebida como um meio para a reforma social.
Gostaria de ressaltar que achei muito interessante a metodologia que eles adotavam, totalmente diferentes de outras escolas de ensino superior da sua época. Para falar verdade todos eram professores com ideais em comum de como transmitir seus conhecimentos através de uma metodologia diferenciada. E um dos professores-artista que me identifiquei na escola Bauhaus foi johannes Itten, pois suas aulas eram iniciadas com exercício de ginásticas e respiratórias,  segundo ele isso descontraía e relaxava os estudantes e tinham um rendimento melhor na sua aprendizagem.

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